top of page

BEM VINDO

Naquela manhã, ao atingir a ponta de uma enseada, o capitão-mor Inácio José Pinheiro parou o belo cavalo baio que montava e, deslumbrado, percorreu com a vista a planície imensa que se desdobrava à sua direita e a mata espessa que havia lá muito longe, à esquerda, a cuja frente se lhe afigurava a existência da superfície lisa de uma lagoa. E então pensou: parece que descobri o que procurava, depois de tantas fadigas.
De fato, fazia oito dias que ele deixara as comodidades do seu magnífico solar de Alcântara para ir às suas fazendas do Tubarão, onde, na última ferra, contara 3000 cabeças de gado, e verificara mais uma vez a pequenez da pastagem para o acúmulo dos bovinos dos dezoito fazendeiros lá existentes. Convencera-se que com aquele pasto pisado não haveria criação que prosperasse. Mudou a fazenda. Outros fazendeiros vieram-lhe atrás, já que a experiência e saber do capitão-mor de Alcântara eram reconhecidos por muitos. Serviçais e agregados ajuntaram-se em torno das novas fazendas. Formaram-se então vários agrupamentos, dos quais os maiores não tinham mais de que cinco fogos e todos reunidos não contavam duzentas pessoas.

População estimada 2016 (1):  81.924

População 2010: 78.162

Área da unidade territorial 2015 (km²): 1.512,965

Densidade demográfica 2010 (hab/km²):51,67

Gentílico: pinheirense

Prefeito: LUCIANO

População residente, religião evangélicas:12.505 pessoas

A PINHEIRO MA
PINHEIRO 161 ANOS 2017   oficial

PINHEIRO 161 ANOS 2017 oficial

Reproduzir vídeo
A sede do município provém da antiga póvoa de Muinaréu datada, conforme Diário do Maranhão e IBGE, da década 1910. Elevada da distrito territorial de Guimarães pela lei estadual nº 269 de 1948, assim permanecendo até a alteração toponímica em 1964, quando da criação do município de Cedral, cujo nome atual atribui-se ao fato de os antigos moradores alegarem haver grande número de árvores de cedro no lugar.  Ente os fundadores e suas famílias, citamos os Passinhos, descendentes de Jacinto Rosa  Passinho; os Seguins, descendentes do capitão José Serrão de Albuquerque Seguins, criador de vasta planície , apresentando grande lago e, mais ao longe, espessa mata.
De imediato, Marques, em artigo inserido no Publicador Maranhense, no mês de setembro de 1868, sob o título "A Freguesia de Pinheiro", o povoamento da região foi promovido pelo capitão-mor de Alcântara, Inácio José Pinheiro, rico fazendeiro que ali havia chegado em busca de melhores e mais amplas pastagens para seu numeroso rebanho, sendo seguido por outros criadores que igualmente não vislumbravam possibilidades de desenvolvimento da pecuária nos insuficientes campos alcantarenses. Incomodados com o estabelecimento de Inácio José Pinheiro no lugar em que hoje está a cidade que viria a ser denominada pelo seu sobrenome, os índios que viviam nas vizinhanças foram a Alcântara apresentar queixa ao comandante da fortaleza de São Matias, que lhes deu razão e encaminhou representação ao marechal Bernardo da Silveira Pinto da Fonseca, então Governador do Maranhão.

NOSSA HISTÓRIA

"Princesa centenária da Baixada, gentil Rainha do meu coração..."

 

161 ANOS

bottom of page