top of page

BEM VINDO

A cidade de Itaberaí surgiu no século XVIII, por volta do ano de 1770, nas proximidades da fazenda Palmital. O princípio do arraial se deveu à devoção dos roceiros da região que se juntaram e edificaram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Abadia (onde hoje é a Igreja Matriz). Aos poucos, com a chegada de mais moradores, o arraial, então conhecido por Curralinho, foi se firmando.

Área Territorial. 1.461,916 km² [2021] ;

População estimada. 44.329 pessoas [2021] ;

Densidade demográfica. 24,27 hab/km² [2010]

Gentílico: itaberino

Prefeito: RITA DE CASSIA SOARES MENDONÇA

A ITABERAÍ GO
DOCUMENTÁRIO - ITABERAÍ - Rio das Pedras que Brilham

DOCUMENTÁRIO - ITABERAÍ - Rio das Pedras que Brilham

Reproduzir vídeo
Entre os primeiros moradores alguns se sobressaíram pela grande influência que exerceram no crescimento do arraial, salientando-se entre eles, Francisco Tavares, que doou parte de suas terras para patrimônio de Nossa Senhora da Abadia, o capitão-mor Salvador Pedroso de Campos que não era da região de Curralinho e que não foi o primeiro dono da fazenda Palmital, o capitão de Ordenanças João Luiz Brandão, padres Joaquim Ildefonso de Almeida e Francisco Luiz Brandão, o Capitão Felipe Antônio Cardoso, o capitão Tristão da Cunha Morais, capitão José Manuel da Silva Caldas e outros.

Em 1993, Itaberaí, ressentindo-se da falta de uma entidade que pudesse congregar os literatos, artistas e guardiães da memória do lugar, viu surgir a Academia Itaberina de Letras e Artes – AILA. Em 1996 a AILA ganhou sede própria instalando-se em casa que pertencera ao coronel João Elias da Silva Caldas, denominando-se “Casa de Cultura Cel. João Caldas”.A Academia Itaberina de Letras e Artes tem pontificado na disseminação de uma maior consciência dos itaberinos quanto à valorização da memória de Itaberaí. Sob sua inspiração, dezenas de obras têm sido publicadas, eventos realizados e tem surgido outras tantas iniciativas de proteção e preservação do patrimônio histórico e artístico de Itaberaí, que alia tradição e progresso na construção de uma sociedade cidadã, justa e laboriosa, que se orgulha de sua terra e sua gente

Fonte: Prefeitura Municipal de Itaberaí

 

NOSSA HISTÓRIA

"Princesa centenária da Baixada, gentil Rainha do meu coração..."

 

161 ANOS

bottom of page